Ouça a reportagem:
O araraquarense Liniker Barros, de 20 anos, é típico exemplo daqueles que nascem com dons artísticos. Ele é cantor e compositor de música Soul e Black Music.
Em outubro do ano passado, Liniker lançou seu primeiro EP, chamado Cru, com as músicas Zero, Louise du Brésil e Caeu, todas compostas por ele.
Os vídeos com interpretação dessas canções foram publicados no Youtube, viralizaram rapidamente, e já ultrapassam 1 milhão de visualizações, para a surpresa do artista.
Para gravar o projeto, Liniker conta com Péri na bateria, Márcio Bortoloti no trompete e trombone, o baixista Paulo Costa, Rafael Barone no baixo, o guitarrista Willian Zaharanski e as backing vocals: Bárbara Rosa e Renata Santos. Todos eles são, na verdade, amigos que se uniram para realizar o projeto.
Com imagem andrógina, que mistura turbante, saia, batom e bigode nas performances musicais, Liniker acredita que o preconceito existe em todos os lugares, mas que a resistência é o mais importante.
Além de representar as diferentes formas de expressão de gênero, o sucesso do cantor também traz maior visibilidade para a cultura negra.
As canções foram gravadas em parceria com o recém-lançado selo Vulkania, e o download grátis dessas composições pode ser feito no site da produtora.