Os administradores do Parque Luciano do Valle, inaugurado em 2014, no bairro Vila União em Campinas, estão reclamando da falta de ação da prefeitura quando a obras que evitariam rachaduras e erosões nos barrancos que cercam o parque. Para eles, existe o perigo de deslizamento de terras durante o período de chuvas, gerando riscos a população. Segundo o vereador Carlão do PT, líder da comunidade na Vila União, um melhor planejamento das obras poderia evitar os transtornos.
Em nota a prefeitura de Campinas, através do Departamento de Parques e Jardins, informou que as trincas são decorrentes da topografia do terreno, e que é algo natural de ocorrer de tempos em tempos, mas não oferecem riscos à população. Nos próximos dias haverá manutenção para correção. Com relação à erosão, a nota explica que foi devido ao volume de chuvas do início do ano a que a canaleta não conteve toda a água. Explica que será necessário refazer a obra, mas a administração está esperando o tempo se firmar. Enquanto isso, os taludes estão com proteção de lona.
Outra reclamação é quanto a presença de Guardas Municipais no parque. Segundo o vereador Carlão do PT, durante a cerimônia de inauguração do local, o prefeito Jonas Donizette afirmou que uma base da GM será instalada em uma das salas do prédio administrativo, mas a mesma continua vazia. (foto abaixo)
Também em nota, a Secretaria de Cooperação nos Assuntos de Segurança Pública de Campinas informou que desde que o Parque Luciano do Valle foi inaugurado, uma equipe da Guarda Municipal foi destinada a desempenhar patrulhamento no local, especialmente aos finais de semana e feriados, quando há maior número de frequentadores. Houve um estudo para implantação de uma base fixa, mas isso não será possível neste momento, já que todo o contingente da GM está empenhado. Além disso, que a GM também pode ser acionada pelo número 153, 24 horas por dia, no caso de emergências.

