Itatiba contabiliza os prejuízos causados pelas chuvas

Voltou a chover em Itatiba no fim da tarde dessa segunda-feira. Foi uma chuva rápida, mas intensa, de 24 mm, que causou transbordamento do Rio Atibaia e do Ribeirão Jacaré. A enchente atingiu o Ambulatório Central de Especialidades – SUS. O local, que já tinha sido limpo, amanheceu cheio de lama nessa terça-feira. Os pacientes estão sendo encaminhados a outras unidades, como a UPA e postos municipais de saúde. Médicos e funcionários foram remanejados e novos agendamentos foram cancelados no local.

O Secretário de Saúde de Itatiba, José Simões, contabiliza perdas em equipamentos de exames, computadores, prontuários médicos e medicamentos. A paciente, Sônia Pola, conta que vai precisar refazer exames que foram todos perdidos. O ambulatório fica no bairro Jardim De Lucca, um dos mais atingidos, onde há muitos estabelecimentos comerciais e residências. Os comerciantes contam que mal tinham terminado a limpeza causada pela enchente da última quinta-feira quando veio outra enxurrada.

 A Prefeitura de Itatiba declarou Estado de Emergência na sexta-feira. A intenção é facilitar pedido de verba para o Estado de São Paulo, de R$ 5 milhões e solicitar agilidade da liberação de uma verba do PAC, já aprovada, de R$ 10 Milhões. O temporal que castigou a cidade na última quinta-feira ainda causa reflexos. Uma ponte que estava parcialmente interditada na região central agora foi completamente interrompida. Há três estruturas nessa situação na cidade. Até a Biblioteca Municipal sofreu danos no acervo. Duas pessoas morreram na cidade por causa das enchentes. Um deles, levado pela enxurrada até o bairro Morro Azul ao tentar atravessar um córrego que transbordou e o outro corpo foi encontrado dentro de um bar, que foi alagado.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.