Pedidos de recuperação judicial e falência disparam em Campinas

Os pedidos de recuperação judicial subiram de 13 para 30 em Campinas, um acréscimo de 130% na comparação entre os dois primeiros meses de 2015 e 2016. Já os pedidos de falências aumentaram 30%: de 20 para 26. Os índices da Associação Comercial e Industrial de Campinas acompanham o panorama nacional, com 116% de crescimento nas solicitações. E o economista da Acic, Laerte Martins, está pessimista.

Para ele, os resultados não devem melhorar a curto e médio prazo, mesmo com a tendência de ajuste dos próximos dois ou três anos. Com isso, a queda no mercado deve dar continuidade aos números negativos. Laerte também diz que os dados contabilizados desde 2014 já indicavam o momento ruim do País. Naquele ano, 1392 empresas fecharam as portas. No ano passado, a soma chegou a 4095, uma alta de 194%.

Em todo esse período, as mais afetadas foram as micro e pequenas empresas, justamente pelo momento ruim da economia e pela baixa capacidade de recuperação, já que vários setores estão desaquecidos. Entre as citadas no grupo mais afetado, Laerte Martins cita lojas e outros tipos de comércio de porte familiar.

Para ele, o que preocupa é que, mesmo pequenas, essas empresas também são obrigadas a demitir. Um levantamento da Serasa Experian comprova que o desemprego deve crescer no início deste ano. Isso porque os pedidos de falência em todo o território nacional subiram 15% nos meses de janeiro e fevereiro.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Moradores denunciam envenenamento de gatos de rua em Campinas

Alerta Arboviroses coloca 22 bairros de Campinas em alerta

Campinas zera fila por consultas oftalmológicas no SUS, afirma prefeitura

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.