As chuvas dentro da operação Verão 2015/2016 foram as mais devastadoras dos últimos sete anos na região de Campinas. A afirmação é do diretor da Defesa Civil, Sidnei Furtado.
Os números confirmam: 49 cidades afetadas, contra 25 no período anterior. Sumaré e Itatiba chegaram a decretar estado de emergência. Seis pessoas morreram, sendo três em Atibaia, uma em Itatiba, uma em Santa Bárbara d’Oeste e uma em Rio Claro. Outras seis pessoas ficaram feridas. 3293 chegaram a ficar desabrigadas ou desalojadas. No ano passado foram 469. Ainda neste mês de abril, há 111 pessoas sem moradia. Sidney Furtado destaca neste cenário a força do El Niño.
Em Campinas, a região Sul foi a mais afetada pelas chuvas, com ocorrências se concentrando nos bairros Samambaia e Jd. Do Lago. O volume de água surpreendeu em Sousas.
Historicamente, com El Ninõ intenso, se tem La Niña rigorosa. Por isso, a Operação Estiagem que ocorre geralmente em junho foi antecipada para 1° maio. Sidnei Furtado espera que as previsões não se confirmem.
Em coletiva de imprensa, o prefeito de Campinas, Jonas Donizette, garantiu que com as chuvas o verão, o município tem tranquilidade para enfrentar uma situação de seca, sem comprometer o abastecimento de água.