Pacientes que procuraram a UPA Centro em Campinas não conseguiram atendimento na tarde desta sexta-feira (08/04). A reportagem foi até o local e já na chegada, as informações de que não havia médico. Um dos pacientes disse que já era a 2° tentativa dele de atendimento. Ele tinha passado pela UPA São José, e também não conseguiu ser atendido.
Algumas pessoas aguardam na UPA, já que foi informado que no período da noite haveria médico. É o caso da Margareth dos Santos, que chegou logo no início da manhã e a tarde, não tinha recebido assistência. Reinaldo Oliveira ficou indignado com a situação.
A Secretaria de Saúde de Campinas nega falta de médicos nas unidades. Informou que todos os pacientes da UPA Centro e do PA São José passam por triagem e classificação de risco.
Nesse contexto, a prioridade dos Pronto Atendimentos são as urgências e emergências. Por esse motivo, os pacientes classificados como casos de menor complexidade aguardam mais tempo para ser atendidos.