O domingo amanheceu quente em Campinas, ao menos nos termômetros que marcaram 30 graus nas primeiras horas do dia. O campineiro acordou cedo para aproveitar o clima de sol intenso, participou de uma corrida de pedestrianismo na avenida José de Souza Campos(Norte/Sul) que a partir das 2 horas da tarde será palco para os manifestantes pró e contra a cassação da presidente Dilma acompanharem a votação no Congresso.
A pouco mais de uma hora do início da grande concentração na Norte/Sul, um clima de final de Copa do Mundo é o cenário ao longo de toda a avenida: vendedores ambulantes se concentram para vender faixas, cornetas, camisetas, aguá e refrigerantes. A Emdec está monitorando toda a avenida com bloqueios. Três trios elétrios estão espalhados em pontos estratégicos para transmitir a votação do impeachment. Ao menos dois telões estarão disponíveis aos manifestantes que irão comemorar cada vota como se fosse uma marcação de gol em final de campeonato.
A Polícia Militar montou um forte esquema de monitoramento para garantir a segurança dos manifestantes e evitar confrontos em as duas partes antagônicas: prós e contrários à cassação da presidente dilma. A guarda municipal também dará apoio ao contingente militar
A estimativa é que a Região Metropolitana de Campinas reúna 700 mil pessoas nos diversos pontos de concentração de manifestantes que torcem contra Dilma, programados em oito cidades. Apenas duas cidades farão manifestações favoráveis à petista durante o processo de votação dos deputados: Sumaré e Hortolândia.
Duas cidades relizaram, no período da manhã, manifestações favoráveis ao impeachment: Piracicaba e Indaiatuba. Em Piracicaba a polícia militar não divulgou o número de participantes. Já, em Indaituba somente uma discussão entre petistas e um dono de carro de som que se dirigia para a concentração dos manifestos. Eles queriam saber quem estava pagando pelo aluguel do carro. Não houve confronto e a polícia conseguiu controlar os dois grupos e o trio elétrico chegou ao ponto onde estavam os outros manifestantes