Um mês após a enchente que atingiu vários estabelecimentos comerciais e residências no Distrito de Sousas, em Campinas, o volume do Rio Atibaia diminuiu e está abaixo do normal, segundo dados do Sistema de Alertas a Inundações de São Paulo. Nesta segunda-feira, o nível era de 0,81 metros no trecho. Já no ponto de captação, em Valinhos, o volume era um pouco maior: 1,06 metros. Segundo a Sabesp, o sistema Cantareira operava com 66,1% da capacidade total do reservatório, sendo 36,9% do volume útil.
No distrito de Sousas, mesmo com a pouca vazão do rio, a situação é vista com tranquilidade pela população. Nas margens do Rio Atibaia, várias pessoas aproveitaram o dia para pescar. Apesar desta aparente tranquilidade, alguns moradores da região demonstram preocupação com o volume de água. Francisco Landir Neto nasceu na região de Sousas e passou a vida próximo ao Rio Atibaia. Segundo ele, para essa época do ano, o nível tinha que estar pelo menos um metro e meio acima do volume atual. Seu Chico, como é conhecido, lamenta também a falta de iniciativa para o melhor aproveitamento do rio.
Sobre a captação de água, a Sanasa informou que o sistema opera normalmente, e não há registro de nenhum problema relacionado ao abastecimento da população.