A concessão da exploração da Zona Azul de Campinas tem previsão de início em cerca de 3 meses. Nessa sexta-feira foi finalizado o período de divulgação do processo de licitação com a realização de uma audiência pública no salão vermelho da Prefeitura. A empresa que vencer a licitação da Zona Azul Eletrônica será responsável também pelo processo também de ampliação das vagas de estacionamento, passando das atuais 1,9 mil para 8 mil, num horizonte de três anos, podendo chegar a 10 mil vagas, já que o prazo de concessão é de 15 anos, com possibilidade de renovação.
O Secretário Municipal de Transportes e Presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, afirma que o novo sistema vai democratizar o uso do solo público, com períodos de permanência nas vagas de uma a 4 horas. O novo sistema promete eliminar o uso de papel, se tornando totalmente digital. Barreiro explica que a fiscalização do uso correto dos espaços continua atribuição da Emdec, como gestora do trânsito na cidade, com escolha da empresa baseada em indicadores de qualidade.
De acordo com o secretário, os cofres do município continuarão recebendo uma parcela da receita gerada pelo serviço. A ampliação de vagas inclui bairros e distritos, como Barão Geraldo, Cambuí, Bosque, Guanabara, Novo Botafogo, Nova Campinas, Vila Industrial, Vila Nova, Vila Itapura, entre outros, sempre em áreas comerciais.