Estudantes da Educação da Unicamp prometem desocupar prédio nessa sexta-feira

Foto: Valéria Hein

Estudantes da Unicamp chegaram, nessa sexta-feira, ao segundo dia de ocupação do prédio da Faculdade de Educação, no campus da Unicamp de Campinas com a promessa de desocupar o local na própria sexta a noite. A estudante de Pedagogia, Elisa Amanda Santos do Amaral, explica que a decisão foi após uma reunião com a diretoria da Faculdade, que se comprometeu em atender e levar adiante as reivindicações dos estudantes.

O prédio da Faculdade de Educação recebeu lacração simbólica nas entradas com cartazes e vinte estudantes dormiram no local na noite de quinta para sexta. Eles protestam contra corte de verbas anunciado pela reitoria, que chegaria a R$ 40 milhões, alegando que compromete a permanência do estudante na Faculdade.

Os estudantes também pedem a implantação de um programa de cotas étnico-raciais. A justificativa da Universidade é de contenção de gastos por causa da queda da arrecadação. Para os estudantes, no entanto, a justificativa não convence. Elisa questiona porque o repasse do ICMS destinado à educação não é reajustado. A Unicamp pretende economizar em 25% nas despesas das faculdades e institutos.

A direção da Faculdade de Educação da Unicamp informou as atividades administrativas no prédio principal serão retomadas na segunda-feira. A reitoria informou que as medidas de contenção referem-se ao total de vagas de reposição previstas para esse ano. Ou seja, por medida de contenção, e numa atitude de cautela e responsabilidade, 50% das vagas a serem preenchidas não serão mais disponibilizadas devido à queda na arrecadação estadual, principal fonte de recursos da Universidade.

Informa, no entanto, que esse quadro será reavaliado assim que a economia demonstrar sinais de recuperação, sendo o mesmo raciocínio válido para os institutos e faculdades. Garantiu ainda que não haverá corte de recursos na área de saúde, principalmente no que diz respeito à assistência e que todas as atividades de assistência no complexo hospitalar da Unicamp estão garantidas.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Rodovia dos Andradas será interditada neste sábado em Valinhos

Trecho da Avenida Antônio Pinto Duarte é interditado para eventos em Americana neste fim de semana

Justiça condena governo de SP a indenizar paciente que fez quimioterapia por erro médico no HC da Unicamp

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.