MPF e PF fazem operação contra fraudes em perícias trabalhistas

Foto: Leandro Las Casas

Uma operação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal cumpriu 95 mandados em todo o estado contra fraudes em perícias trabalhistas. Foram alvos da investigação peritos médicos, assistentes técnicos, advogados e representantes de empresas que teriam sido favorecidas. O esquema de corrupção existe desde 2010 e funcionava através do pagamento de propina aos peritos médicos da Justiça do Trabalho.

Segundo o MPF, eles eram cooptados por médicos assistentes que agiam em nome de escritórios de advocacia contratados por grandes empresas. A rede criminosa atuava principalmente na região dos TRTs 15 e 2 e alguns suspeitos chegavam a tratar dos pagamentos com naturalidade. Ao todo, três mandados de prisão preventiva, 52 de busca a apreensão e 40 de condução coercitiva foram expedidos para 20 cidades paulistas.

Entre os convocados, estão dois advogados de Campinas e um de Bragança Paulista, que prestaram depoimento à Polícia Federal. Segundo o representante da OAB São Paulo, Antônio Carlos Chiminazzo, os três foram ao local sem a necessidade de condução pelos agentes. Entre os crimes que seriam cometidos pelos suspeitos estão corrupção de perito judicial, corrupção passiva e ativa e lavagem de dinheiro. Ao todo, os agentes se espalharam por diversas cidades. Entre elas, Campinas e outras localidades da região, como Jaguariúna, Sumaré e Paulínia.

Em nota, o TRT da 15ª Região, sediado em Campinas, alegou que é o principal interessado na apuração e no esclarecimento dos fatos. De acordo com o Tribunal, o esquema investigado é “prejudicial ao Poder Judiciário Trabalhista” e aos jurisdicionados. Por fim, ainda diz “que os peritos judiciais são profissionais autônomos e não pertencem ao quadro dos Tribunais Regionais do Trabalho”.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Indaiatuba avalia saúde de árvores em três regiões da cidade

Maternidade de Campinas celebra 112 anos de dedicação à saúde materno-infantil

Teste desenvolvido na Unesp pode ajudar a detectar metanol nas bebidas em até 30 minutos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.