Um dos locais mais atingidos pelo fenômeno da microexplosão registrado em Campinas, o Educandário Eurípedes, do Centro Espírita Alan Kardec, pede agora ajuda para retomar as atividades. A entidade, que fica na Avenida Theodureto de Almeida Camargo, próxima ao tapetão, ficou destelhada e alagada. Além disso, várias árvores da fazenda do Instituto Agronômico de Campinas atingiram a unidade. Dois jatobás centenários, com mais de 15 metros de altura também caíram e atingiram a área da entidade.

A fábrica de pães, que também pertence ao Centro Espírita Alan Kardec e que tem todo seu lucro voltado ao educandário, também foi prejudicada pela chuva. A produção não parou, mas foi reduzida, numa das melhores épocas do ano para o comércio, já que a chegada das festas juninas alavancam as vendas de pães de cachorro quente. Os escritórios foram todos alagados e equipamentos como servidores e computadores foram perdidos. Além disso, o acúmulo de água na laje resultou em infiltrações e toda a rede elétrica do imóvel foi comprometida. O diretor administrativo financeiro da fábrica, Norberto Mattei, disse que a unidade ficou bastante destruída e que conta com a boa vontade da população para colocar o educandário em funcionamento o mais rápido possível.
Com a destruição do prédio, todas as atividades do educandário foram suspensas, sem previsão para a retomada. O interessado em contribuir com o Educandário Eurípedes deve entrar em contato com o Centro Espírita Alan Kardec, através do telefone 2514 – 8775. As doações podem ser encaminhadas também à sede da entidade, que fica na Rua Irmã Serafina, 674.