Ofensiva contra crime organizado prende líderes de facção na região

Entre os 16 presos na operação contra o núcleo do crime organizado no interior de São Paulo, estão os responsáveis pelo controle financeiro e pela articulação jurídica e de inteligência na região de Campinas. Eles integram a facção que atua em todo o território paulista e foram detidos em endereços apontados pelo Ministério Público.

Ao todo, 20 mandados de prisão foram cumpridos em conjunto com o Baep da PM. As ações aconteceram em nove cidades, sendo sete na Região Metropolitana de Campinas. Em Hortolândia e Santa Bárbara d’Oeste, dois alvos morreram após trocarem tiros com os policiais militares.

Em Indaiatuba, um homem conhecido como “Angolano” foi preso. Ele é apontado como peça importante no controle financeiro do grupo. Na casa dele, dinheiro em espécie, pendrives e planilhas foram apreendidos. O promotor do Gaeco, José Cláudio Tadeu Baglio, considerou as ações um sucesso e disse que a intenção era desestabilizar o comando do interior da facção criminosa que atua em São Paulo e outros estados.

Já em Monte Mor, segundo o promotor, foi detido o responsável pelo contato e pela articulação entre os criminosos e os advogados. Chamado de “Doutor”, ele ainda cuidava da inteligência do bando no estado. Formado em Teologia, o investigado tem quatro livros publicados e ainda teria como função a manutenção de equipamentos eletrônicos, como câmeras de monitoramento de segurança de imóveis da facção.

Além das prisões, 29 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e resultaram na apreensão de fuzis, carros, computadores, planilhas financeira, 60 mil reais em dinheiro e ainda tijolos de maconha e craque. Todos os materiais foram levados para o Quatro Distrito Policial de Campinas, onde a ação foi concentrada e todos os investigados foram apresentados. Dois alvos que não foram encontrados seguem foragidos.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Desrespeito e falta de manutenção em ciclofaixas se tornaram comuns em Barão Geraldo

Incêndio Mercadão de Piraricaba

Incêndio no Mercadão de Piracicaba começou em fritadeira elétrica, aponta perícia

fogo Capivari

Bombeiros de Capivari combatem incêndio de 22 mil m² iniciado por adolescente de 13 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.