Oito pessoas foram presas em uma operação da Polícia Civil contra um esquema de roubo, adulteração e venda de combustíveis na região. Ao todo, 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos e donos de transportadoras e postos de combustíveis estão entre os detidos. Segundo o Departamento Estadual de Investigações Criminais, até 600 litros de etanol, óleo diesel e gasolina eram movimentados todo mês.
A delegada Sueli Aparecida Neusa, da 2ª Delegacia de Investigações sobre Roubo e Furto de Cargas, explica a ação do grupo criminoso. De acordo com ela, os roubos aconteciam em rodovias da região de Campinas e a distribuição era feita em empresas dos próprios envolvidos.
A apuração começou em outubro de 2015, quando o Deic teve conhecimento de uma área onde se concentravam os roubos de carga. O local, conhecido pelos motoristas como Buraco Negro, fica em um trecho da Rodovia Professor Zeferino Vaz, entre Paulínia e Cosmópolis.
Os crimes aconteciam em uma região de declive na pista e tinham o reforço de aparelhos bloqueadores de sinal do GPS dos caminhões. Depois de roubados, os veículos eram levados para propriedades do bando. Uma delas, uma distribuidora, fica às margens da Zeferino Vaz. No local, que fica no bairro Santa Teresinha, em Paulínia, caminhões-tanque foram apreendidos.
Durante as buscas, armas também foram encontradas. As investigações apontam ainda que os bandidos contariam com aparato técnico e um químico para fazer o controle de qualidade das substâncias. Os combustíveis eram levados para comercialização na rede de postos da quadrilha em Campinas, Valinhos, Hortolândia, Mogi Guaçu e Piracicaba.