A microexplosão, fenômeno climático registrado em Campinas na madrugada deste domingo, ainda causa problemas para o trânsito da cidade. A Emdec registrou 58 quedas de árvores em vias públicas, responsáveis pela interrupção parcial de ruas e avenidas. Houve ainda oito pontos de quedas de postes, sendo que em cada um deles envolveu entre seis e oito unidades. Apesar do trabalho desenvolvido durante todo o domingo, ainda não foi possível restabelecer a normalidade do tráfego da cidade.
Das 89 ocorrências de semáforos sem funcionamento, sete deles ainda permanecem desligados. De acordo com o secretário de transportes de Campinas e presidente da Emdec, Carlos José Barreiro, esses pontos contam com agentes de trânsito para auxiliar os motoristas. Ele afirma que desde domingo, cerca de 100 profissionais da empresa estão nas ruas trabalhando.
A Emdec vistoria ainda uma ponte no Jardim das Bandeiras, que corre o risco de desabamento. O secretário Carlos José Barreiro pediu ainda a compreensão dos motoristas com o momento, uma vez que a situação registrada em Campinas é muito atípica. Nesta segunda-feira, a Emdec trabalha no isolamento das áreas afetadas e nos desvios para garantir a fluidez do trânsito.