Sete cidades da região, cinco delas da RMC, se uniram para criar um inventário dos postes de iluminação de vias e praças. A medida cumpre uma lei federal que transferiu aos municípios, no início do ano passado, a manutenção da iluminação pública.
Além de Holambra, Jaguariúna, Cosmópolis, Artur Nogueira e Engenheiro Coelho, Cordeirópolis e Conchal integram a iniciativa. Cerca de 37 mil pontos foram mapeados e todos os dados são passados para o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Básico.
Segundo o diretor do Consab, Dimas Antônio Starnini, falta ainda a contratação efetiva da uma empresa de manutenção. O projeto foi finalizado em Cordeirópolis, Conchal e Engenheiro Coelho. Jaguariúna e Cosmópolis ainda estão no processo.
Cada poste tem um número. A partir dele, informações como a potência da lâmpada e até a largura da rua são identificadas. Com isso, a ideia é que a equipe se dirija ao local com todos os detalhes do poste, o que vai agilizar os trabalhos de reparos.
Starnini conta ainda que a empresa responsável terá 48 horas para fazer o conserto e também diferencia os tipos de serviços. Segundo ele, o Consab responde somente por lâmpadas queimadas ou acesas durante o dia e manutenção dos suportes da luz.
Caso o problema possa ser resolvido pelo consórcio, o contato pode ser feito das 8 da manhã às seis da tarde pelo 0800-7705676. Já a falta de energia e a manutenção de postes, transformador e fios devem ser comunicadas às concessionárias de cada cidade.