Ouça ao vivo

Passeata da GM termina em discussão no Paço Municipal

Cerca de 70 guardas municipais de Campinas fizeram uma passeata pela região central da cidade por melhores condições salariais e de trabalho. Houve bate-boca no final do protesto depois que membros da corporação em serviço bloquearam a entrada dos manifestantes no Paço Municipal.

Eles carregaram faixas contra o assédio moral durante o trajeto e reclamam dos salários, do adicional de risco e até mesmo dos uniformes. Segundo o diretor do sindicato dos servidores de Campinas, Lourivan Valeriano, a intenção é cobrar o Governo pela valorização dos guardas.

Outra reivindicação é sobre o aumento de atribuições, já que a GM também aplica multas, e ainda problemas causados pela falta de efetivo. De acordo com Lourivan, o número ideal para uma cidade do tamanho de Campinas seria 1200 agentes. Hoje, são 740 distribuídos pelo município.

Por esse motivo, o diretor da entidade diz que o movimento pode evoluir para uma greve, já que a situação se arrasta há pelo menos três anos. No fim do ato, os manifestantes foram barrados na porta da Prefeitura por colegas em serviço. Isso revoltou o sindicato e houve discussão.

Os manifestantes queriam que a pauta fosse ouvida por representantes do Executivo, mas uma reunião já estava marcada para o próximo dia 26. O encontro deve contar com a participação dos secretários de Segurança Pública e de Recursos Humanos. Com isso, um novo ato foi convocado.

Em nota, o governo afirmou que o encontro tem o propósito de estabelecer soluções para atender as demandas da categoria e que o diálogo está abertoNo protesto desta sexta, as pistas da direita das avenidas Doutor Moraes Salles, Irmã Serafina e Anchieta foram bloqueadas entre 9h30 e 10h. O trânsito foi monitorado pelos agentes da Emdec e houve reflexos para os motoristas em diversas ruas da região central devido aos bloqueios.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.