Americana foi mais uma cidade da região de Campinas a receber a tocha olímpica nesta quarta-feira. O principal símbolo dos Jogos percorreu 8,7 km das principais ruas e avenidas da cidade como a rua Benjamin Constant e as avenidas Paulista, Brasil e Nossa Senhora de Fátima. O trajeto teve início às 14h58 com a jogadora de basquete Karla Costa. Mas foi o tom de protesto que marcou o início do evento. Faixas e cartazes contra a administração do atual prefeito Omar Najar e o presidente em exercício Michel Temer deram o tom. Para a aposentada Vera Lúcia o momento atual do país impede qualquer tipo de comemoração.
Mas durante o revezamento dos 40 condutores que carregaram a tocha o clima foi de tranquilidade. Para a estudante Fernanda, um momento que deve sim ser comemorado, já que provavelmente não ocorrerá novamente em pouco tempo.
A passagem da tocha por Americana terminou às 17h05, sem nenhum incidente registrado. As autoridades não divulgaram o número de pessoas que acompanharam o revezamento.