O Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região chegou a marca de um milhão de processos eletrônicos. A regional que engloba as cidades da RMC é a maior em número desse tipo de processo no país. O PJE-JT é o principal projeto da justiça trabalhista brasileira nos últimos anos e elimina completamente a utilização de papel no processo judicial. Com o sistema, os novos processos passaram a tramitar inteiramente via internet, após aprovação de lei no ano de 2007.
O desembargador e presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, Lorival Ferreira dos Santos, comemorou a marca de um milhão de processos eletrônicos e lembrou do momento de transição, quando ainda os profissionais da área tinham dúvidas sobre a tecnologia.
Entre os benefícios da informatização dos processos está a possibilidade de organizar melhor a gestão de recursos financeiros e de pessoal, evitando tarefas repetitivas como a juntada de petições, formação de agravos e contagem de prazos, além do transporte de processos que era feito pelos correios e atrásra pode ser consultado imediatamente através da rede. Tudo isso trouxe mais velocidade, inclusive, na resolução de processos, como afirma o desembargador Lorival Ferreira dos Santos.
Do total de processos eletrônicos do TRT 15, 916.646 ações estão na 1ª instância e 98.611 em 2ª instância. Em todo o país, segundo dados do Conselho Superior da Justiça do Trabalho divulgados no mês de abril, já são mais de seis milhões de processos informatizados em todo o país tramitando na justiça do trabalho, correspondendo a 84%do movimento de todo Poder judiciário.