O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) realizou uma fiscalização nos aeroportos de Cumbica, Congonhas e Viracopos com o objetivo de verificar possíveis irregularidades nas balanças de check in. De um total de 347 equipamentos fiscalizados, apenas cinco apresentaram irregularidades.
Em Campinas e São Paulo não foram constatados problemas. Apenas em Cumbica, cinco dos 233 equipamentos apresentaram irregularidades.
No geral, os números caíram com relação à ação realizada em 2015, ocasião em que Viracopos apresentou quatro das 50 balanças com problemas.
Em Cumbica, das 114 balanças fiscalizadas, 10 foram autuadas por erro na pesagem. Apenas em Congonhas não havia sido encontrada irregularidade.
O Delegado da Regional Campinas do Ipem-SP, Rogério Nogueira da Silva ressaltou a importância de ações como essa
Mas ele comenta uma importância ainda maior de se ter o controle exato do peso das bagagens na hora de se fazer o check in.
A orientação do Ipem é que o passageiro sempre observe, ao chegar no check in, se o visor da balança está zerado antes de posicionar a bagagem e se há o selo de verificação do instrumento com validade até 2016, que atesta que a balança foi verificada.