CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Campinas quer aumentar cerco ao comércio de animais

A venda de animais em Campinas deve enfrentar maior rigor. O Departamento do Bem Estar Animal da cidade quer continuar barrando as feiras ilegais, mas prevê maior fiscalização de criadores

Campinas quer aumentar cerco ao comércio de animais
A venda de animais em Campinas deve enfrentar maior rigor. O Departamento do Bem Estar Animal da cidade quer continuar barrando as feiras ilegais, mas prevê maior fiscalização de criadores regularizados. Segundo o diretor do departamento municipal, Paulo Anselmo, as leis atuais são omissas e por isso existe a necessidade de ampliar o controle sobre a […]

A venda de animais em Campinas deve enfrentar maior rigor. O Departamento do Bem Estar Animal da cidade quer continuar barrando as feiras ilegais, mas prevê maior fiscalização de criadores regularizados. Segundo o diretor do departamento municipal, Paulo Anselmo, as leis atuais são omissas e por isso existe a necessidade de ampliar o controle sobre a comercialização em pet shops e estabelecimentos similares.

A origem é importante porque as condições de reprodução, nascimento e criação nem sempre são favoráveis à saúde dos bichos. Muitas vezes, filhotes são mantidos em espaços pequenos e sem ventilação e higiene. Denúncias sobre situações desse tipo são cada vez mais frequentes devido à busca pelo lucro com animais de raça. Por isso Anselmo defende que o Poder Público aumente o cerco através do cadastramento.

Ainda segundo o diretor do Departamento do Bem Estar Animal de Campinas, o impedimento de realização de feiras ao ar livre e em locais públicos será mantido em toda a cidade para evitar riscos aos animais. Nesses eventos informais é comum que os animais sejam mantidos debaixo do sol, com fome e sede. Em um dos pontos conhecidos, por exemplo, no Taquaral, essas ocorrências não são mais frequentes.

Mas os casos mais difíceis de monitorar estão na internet e já são alvo de ação do Ministério Público Federal. Há exemplos de classificados da região de Campinas que negociam ilegalmente espécies de aves e répteis. Para evitar crimes assim, a regulamentação do Estatuto dos Animais de Campinas também é esperada para reforçar as medidas. O projeto do Legislativo atualmente passa por análise jurídica no Executivo da cidade.

Compartilhe

Conteúdos