A Guarda Municipal de Campinas removeu 15 pessoas de um acampamento perto da Avenida Lix da Cunha, no bairro Bonfim. A operação foi feita na manhã desta quinta-feira, depois de reclamações de moradores e de patrulhamentos da corporação pela região.
Os ocupantes chegaram à praça há cerca de uma semana. Eles improvisaram abrigos com lonas e plásticos entre as árvores. Segundo a inspetora da GM, Ana Paula Menezes Rojo, o grupo era formado principalmente por pessoas de outras cidades do estado.
Eles alegaram que não tinham para onde ir, mas não ofereceram resistência e removeram as barracas e os pertences rapidamente. O espaço fica entre a pista do sentido Anhanguera da Lix da Cunha e a rua Antônio José Ribeiro, perto da saída da Avenida Barão de Itapura.
O local, que serve de passagem principalmente para os ônibus, fica bem em frente a um condomínio de prédios, o que gerou muitas reclamações. A reportagem tentou falar com um grupo que retirava as últimas coisas por volta das 10h da manhã, mas ninguém quis gravar entrevista.
Eles saíram da área carregando sacos, mochilas e malas e tomaram direções diferentes. Um deles subiu o barranco e seguiu pela avenida. A Prefeitura informou que uma lei municipal proíbe parcelamentos irregulares e que ofereceu a inclusão das pessoas em programas sociais.