Ouça ao vivo

Municípios da região de Campinas recebem sensores capazes de detectar tempestades

Sete municípios da região de Campinas estão recebendo sensores do radar meteorológico do Cepagri da Unicamp com o objetivo de ampliar e aperfeiçoar a qualidade de informações relativas a chegada de tempestades.

Os sensores localizados em Americana, Engenheiro Coelho, Indaiatuba, Itatiba, Santo Antônio de Posse, Tuiuti e Campinas vão auxiliar  na captação de descargas elétricas dentro das nuvens em até 20 quilômetros.

Já o radar meteorológico de dupla polarização (capaz de medir a chuva tanto no sentido vertical quanto no horizontal) instalado no Campus da Unicamp, é capaz de detectar os fenômenos com até seis horas de antecedência.

A coordenadora da Defesa Civil de AmericanaMarli Rodrigues dos Santos Kiriyama comenta que será possível antecipar ações mediante o conhecimento da chegada de tempestades

 

A instalação dos sensores faz parte de um projeto denominado de SOS Chuva, liderado pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceira com a USP e Unicamp e custará R$ 3,5 milhões. Ele foi financiado pela Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo). O projeto terá a duração de 24 meses.

Marli Kiriyama comenta que, com os equipamentos, já será possível monitorar a chuva no verão do próximo ano

Além do radar e dos sensores, serão espalhados detectores de granizo, quatro estações hidrológicas completas, sendo duas em Campinas, uma em Limeira e uma em Piracicaba com transmissão de dados em tempo real e até fotografia dos rios, 30 pluviômetros automáticos e um anemômetro sônico para estudar ventos intensos na área urbana, que será instalado no próprio radar.

 

Imagem: Divulgação

 

 

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.