Com o habeas corpus concedido pela Justiça ao prefeito licenciado de Indaiatuba, a volta de Reinaldo Nogueira ao cargo pode acontecer a qualquer momento. Ainda são necessários alguns trâmites burocráticos, mas a previsão dos advogados é de que ele volte à Indaiatuba no domingo, para o Dia dos Pais.
Nas ruas da cidade, alguns moradores demonstraram indignação. Regiane Tavares não acha justa a liberdade do prefeito licenciado. O empresário, Luis Neto, acredita que o habeas corpus demonstra o privilégio da classe política. Para o Cientista Político, Pedro Rocha Lemos, esse inconformismo reflete a opinião pública do povo brasileiro de uma forma geral.
Apesar do inconformismo de alguns moradores de Indaiatuba, a maioria das pessoas na cidade demonstrou uma certa indiferença em relação ao Habeas Corpus concedido ao prefeito licenciado. Para Rocha Lemos, essa indiferença reflete a falta de cultura e a sensação generalizada da falta de ética na política, que leva as pessoas a valorizarem o “rouba mas faz”.
O habeas Corpus foi concedido pelo Superior Tribunal de Justiça, em Brasília. Reinado Nogueira estava preso desde o dia 23 de junho no Complexo Prisional de Tremembé, acusado de chefiar um esquema de fraudes em desapropriações imobiliárias.