O Aeroporto Internacional de Viracopos registrou reduções nas movimentações de passageiros, aeronaves, e de cargas entre janeiro e setembro deste ano, em comparação com o mesmo período no ano passado. O volume de passageiros caiu 11,5%, passando de 7,8 milhões nos primeiros nove meses de 2015, para 6,9 milhões no mesmo período de 2016.
A movimentação de cargas foi a que teve a maior queda: 13,7% em média. A exportação até registrou aumento na movimentação: 4,7%, subindo de 38,9 toneladas para 40,7 toneladas, mas a queda acentuada do volume de cargas de importações puxa a média para baixo. A redução neste tipo de movimentação foi de 21,3% no período analisado, passando de 93,8 toneladas para 73,8 toneladas.
Já a movimentação de Aeronaves teve redução de 10,3%, passando de 10,5 mil pousos e decolagens para 9,4 mil no período considerado.
A concessionária Aeroportos Brasil Viracopos atribui essa redução ao “desafiador cenário econômico”, mas frisa que “segue com a estratégia de direcionar os esforços para cargas de maior valor agregado, com menor tonelagem, contudo maior receita, além do foco na contínua melhoria de prestação de serviços aos clientes”. O setor de cargas responde por 70% das operações de Viracopos.