Ouça ao vivo

Número de mortes de crianças de até quatro anos em acidentes de trânsito aumenta em 66% em 10 anos

O número de mortes envolvendo crianças com idade entre zero e quatro anos em acidentes de trânsito no Brasil cresceu 66% nos últimos 10 anos, segundo dados do Observatório Nacional de Segurança Viária. A principal causa é a falta de uso da cadeirinha, que obrigatório por lei em todo território nacional. O levantamento ressalta ainda que a frota de veículos no país cresceu 125% no período analisado, enquanto a população aumentou 12%.

Para o diretor presidente do Observatório, José Aurélio Ramalho, a falta de conhecimento dos motoristas sobre o equipamento de proteção acaba colocando em risco a vida das crianças. Ele também ressalta a falta de uma fiscalização mais rigorosa dos órgãos competentes como uma das consequências da elevação do índice.

Em Campinas, pais ou responsáveis afirmam ser conscientes sobre a utilização dos equipamentos. A advogada Darci Moisés defende uma fiscalização mais rigorosa. A autônoma Sílvia Regina da Silva disse que suas filhas sempre usaram a cadeirinha, mesmo quando havia dificuldades em acomodar as crianças no assento. Já o funcionário público Rui Pompeu afirmou que o uso do equipamento não protege apenas nos acidentes, mas também nas dificuldades que os motoristas acabam enfrentando no dia a dia do trânsito.

A lei da cadeirinha está em vigor no Brasil desde 2010. Segundo a Organização Mundial de Saúde, no mundo, a cada quatro minutos, uma criança morre no trânsito.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.