O Prefeito reeleito de Campinas, Jonas Donizette, do PSB, teve 65,43% dos votos válidos, mas num cenário de grande insatisfação, apontada pelos votos nulos, que são computados, mas passaram de 40%. Jonas Donizette, que é contra o voto obrigatório, atribui esse número à desilusão dos eleitores com a realidade da política nacional. Entre as ações de seu próximo mandato, ele cita um pedido de recursos para o Governo do Estado de SP para a construção de 20 unidades de Saúde e o início das obras do Hospital do câncer de Barretos.
Na área da mobilidade urbana, ele cita a licitação concluída do BRT, com obras que deverão começar no início de 2017. Além da Saúde e Mobilidade Urbana, Jonas Donizette prometeu atenção especial à Educação nos quatro anos de novo mandato e manifestou disposição para não desapontar os campineiros.
Entre as propostas de governo de Jonas Donizette, estão novas vagas em creches e centros de ensino infantil, investimento na saúde primária, priorizando a infantil, materna e de idosos e intensificação do Programa Saúde da Família; ampliação da Ronda Escolar, criação de unidades habitacionais para a população de baixa renda e continuidade do processo de licitação do Teatro de Ópera Carlos Gomes, no Parque Ecológico e contratação do projeto de reforma do Centro de Convivência Cultural.




