Aproveitando o feriado de 12 de outubro, Carlos Alberto Aparecido, prefeito de Monte Alegre do Sul, cidade localizada a 75 quilômetros de Campinas, no interior de São Paulo, decretou feriado prolongado durante toda a semana. O decreto, assinado pelo político, determina que fica suspenso o expediente nas repartições públicas municipais nos dias 10, 11, 13 e 14 de outubro. Escolas municipais estão sem aulas, creches sem atendimentos, a exemplo dos postos de saúde. Todo o atendimento aos 7.500 habitantes do município está concentrado apenas em um Posto de Atendimento, no qual a farmácia também está fechada. Sheila Oliveira é moradora de Monte Alegre e mãe de um aluno, e ficou indignada com a decisão.
Além da educação, a área da saúde também está prejudicada. O aposentado que preferiu se identificar apenas como Arnaldo afirmou que teve que ir para outra cidade marcar exames.
Essa não foi a primeira vez que o prefeito de Monte Alegre do Sul, Carlos Alberto Aparecido, decretou feriado prolongado no município. No ano passado, nessa mesma semana ele tomou a mesma decisão. Na época disse que a determinação servia para enxugar gastos e fechar a folha de pagamento dos servidores. Esse ano a reportagem tentou contato com o prefeito para uma justificativa, mas por conta do feriado, a prefeitura estava fechada.