O motorista que trafegou pela rodovia Dom Pedro, no trecho que passa por Campinas, praticamente não percebeu a detonação de uma rocha no canteiro da pista na tarde desta quarta-feira. O procedimento foi necessário para dar continuidade ao processo de implantação das novas vias marginais que vão ampliar em 67% a capacidade de tráfego no local. Inicialmente, duas rochas de 100 e de 120 metros quadrados seriam detonadas, mas por questões de segurança, o trabalho foi executado apenas na menor delas. Por volta das 15h15 da tarde, o tráfego nas duas vias da rodovia foi interditado para a detonação.
Em menos de cinco minutos, o trânsito foi liberado normalmente, não trazendo nenhum transtorno ao motorista. De acordo com o engenheiro responsável pelo procedimento, Silvio Godoy, a concessionária Rota das Bandeiras tentou realizar as detonações nas duas rochas em sequencia, mesmo com o planejamento prevendo a execução do trabalho em dois dias distintos. Ele explica que, para manter os procedimentos de segurança exigidos neste tipo de situação, os engenheiros decidiram manter o cronograma original.
A detonação da segunda rocha vai acontecer nesta quinta-feira, às 10h30 da manhã. O procedimento que será adotado será o mesmo desta quarta-feira, quando houve a interrupção do tráfego nas duas vias e o isolamento da área num raios de 150 metros do ponto de detonação.