A Secretaria da Fazenda de São Paulo divulgou, na tarde desta terça-feira, os valores venais dos veículos para cálculo do IPVA 2017. Os dados serão publicados nesta quarta-feira no Diário Oficial do Estado. De acordo com a Secretaria, o imposto vai ficar, em média, 4,8% mais barato.
O economista e mestre em administração de empresas pela Unisal, Fabiano Bellati, não vê de forma muito positiva essa redução no valor do imposto já que, segundo ele, só há essa redução porque o valor do veículo caiu mais do que o valor da redução anunciado pelo Governo
Os proprietários de veículos movidos a gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal. Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, têm alíquota de 3%. E as picapes cabine dupla pagam 4%. Os utilitários (cabine simples), ônibus, micro-ônibus, motocicletas, motonetas, quadriciclos e similares recolhem 2% sobre o valor venal. Os caminhões pagam 1,5%.
Com relação às formas de pagamento, o proprietário do veículo poderá pagar parcelado em 3 vezes ou à vista com um desconto de 3%. Fabiano Bellati comenta as possibilidades
A partir da segunda quinzena de dezembro, a Secretaria da Fazenda enviará os avisos de vencimento aos proprietários de veículos. O aviso é apenas um lembrete, não é boleto e nem guia de pagamento.