O aumento da temperatura, aliado a alta umidade relativa do ar, é responsável pela elevação da incidência de tempestades com raios, obrigando a população a tomar algumas medidas de prevenção para passar pelo período sem complicações. Segundo dados do Grupo de Eletricidade Atmosférica do INPE, o Brasil é atingido por mais de 100 milhões de raios por ano, liderando o ranking de ocorrências no mundo.
Estudos recentes apontam que as áreas mais urbanizadas, como as regiões metropolitanas, registram um número de casos maior, segundo o pesquisador do Cepagri da Unicamp, Jurandir Zulo. Ele afirma que a temperatura mais alta dos centros urbanos e o número maior de partículas suspensas no ar favorecem a formação de raios.
Com o aumento da incidência de raios, a população deve tomar alguns cuidados para evitar acidentes. Entre as principais orientações está a procura por um abrigo seguro durante as tempestades e retirar aparelhos eletrônicos da tomada. O gerente regional da CPFL Paulista, Rodrigo Bianchi, garante que a empresa está preparada para solucionar rápido qualquer problema que possa acontecer durante este período. Outra orientação importante para a população é não tocar em cabos e fios da rede elétrica caso haja o rompimento. Nesse caso, a pessoa deve entrar em contato com a CPFL, atráves do serviço de atendimento ao consumidor, pelo telefone 0800 010 10 10.