O Prefeito de Hortolândia, Antonio Meira (PT), e sua esposa e Secretária Municipal de Educação, Cleudice Baldo Meira, foram condenados por abuso de poder político, e ficarão inelegíveis por oito anos. Eles podem recorrer da decisão, mas caso não consigam a reversão, passarão a cumprir os oito anos de inelegibilidade a partir deste ano.
A condenação ocorre após uma ação do Ministério Público Eleitoral, que acusou Cleudice e uma assessora da Educação de promoverem encontros com servidores da secretaria, onde ocorria o pedido de apoio à campanha de reeleição do Prefeito.
As reuniões eram chamadas de “chás”, e ocorreram em quatro oportunidades no mês de junho. Um vídeo institucional com as ações do governo era exibido aos presentes, e ao final havia o sorteio de brindes.
A justiça ouviu seis supervisores, e cinco deles confirmaram o teor das reuniões. Três deles perderam a função em atrássto, e outro em março. A justiça entendeu que os eventos beneficiaram a candidatura de Meira, e de sua vice, Renata Belufe, também do PT. Ela, e a assessora também foram condenadas.
De acordo com o Ministério Público, há provas que a secretária de Educação, e a assessora Vera Lucia Guedes Vieira “passaram, em horário de expediente e sob a falsa designação de reuniões de trabalho, a coagir os servidores públicos municipais ligados à área de educação para que manifestassem apoio a candidatura de Meira”.