A Secretaria de Transportes de Campinas deve apresentar nos próximos meses um projeto flexibilizando as regras do serviço de táxi no município, reduzindo, assim, os encargos. A medida já é cobrada pela categoria que alega concorrência desleal com motoristas que utilizam aplicativos de transporte privado de passageiros na cidade.
Recentemente os motoristas fizerem protestos pelas ruas e avenidas de Campinas cobrando uma ação mais eficaz da prefeitura no combate ao transporte clandestino.
O Secretário de Transportes de Campinas, Carlos José Barreiro afirmou que tem analisado as regras que os taxistas têm que seguir atualmente e acenou com a possibilidade de flexibilizá-las.
Do outro lado, os motoristas que utilizam o aplicativo também reclamam da atuação do poder público, inclusive, alegam até que a administração tem feito espécie de emboscadas, chamando os motoristas e, no momento do transporte, acabam apreendendo os veículos.
Barreiro reafirmou que a secretaria de transportes não é contrária a inserção dos aplicativos, mas desde que dentro de regras estabelecidas.
Um projeto que regulamenta o transporte privado de passageiros tramita na Câmara mas ainda sem data para ser votado no plenário.