Licitação das obras das represas de Amparo e Pedreira segue emperrada

A licitação dos reservatórios de Amparo e Pedreira, que ampliariam a segurança hídrica das cidades da Região Metropolitana de Campinas, segue emperrada. Em fevereiro deste ano, o Secretário Estadual de Saneamento e Recursos Hídricos, Benedito Braga, informou que esperava que o início das obras dos reservatórios ocorresse ainda em 2016.

Hoje, em visita à Campinas, o Secretário afirmou que a licitação das obras dos reservatórios emperrou devido às medidas de contenção de gastos do Governo Federal.

Embora o planejamento defina que as obras sejam custeadas com recursos oriundos de empréstimo junto à Corporação Andina de Fomento, o Secretário afirma ser necessário o aval do Governo Federal. “Quem dá o seguro desse empréstimo, o aval, é o Governo Federal”.

O valor do empréstimo é de US$ 204 milhões de dólares, o equivalente a quase R$ 690 milhões. O valor inicialmente seria empregado em obras de macrodrenagem no Rio Baquirivu-Guaçu, em Guarulhos, mas em junho deste ano foi publicada em Diário Oficial a autorização de manejo das verbas para atender também as obras de construção dos reservatórios de Amparo e Pedreira, ambas nas Bacias PCJ.

O Secretário chegou a afirmar, inclusive, que a prioridade de uso desta verba será para as obras dos reservatórios. Mesmo com o atraso, e sem firmar uma data, Braga assegura a realização das obras. “Há um compromisso do Governo do Estado com essas estruturas, nós estamos com uma dificuldade temporária em função da crise que o país está passando, mas o compromisso para a realização da obra continua”.

O projeto do reservatório de Duas Pontes, em Amparo, prevê capacidade de armazenar 44 milhões de metros cúbicos. Já a barragem em Pedreira terá capacidade de quase 33 milhões de metros cúbicos.

Estima-se que os reservatórios de Amparo e Pedreira tem potencial para regularizar 12 m³/s para a região. Cada metro cúbico/s é capaz de abastecer 250 mil habitantes. Esse volume de água é capaz de garantir a sustentabilidade hídrica de mais de duas cidades do porte de Campinas.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.