Juízes de todo o país promoveram nesta quinta-feira um ato contra a impunidade e a corrupção, segundo eles provocado pela descaracterização, pela Câmara dos Deputados, das 10 medidas contra a corrupção. A redação da proposta original já havia sido aprovada na Comissão Especial da Câmara, mas foi, segundo os magistrados, desconfigurada pelos parlamentares.
A emenda aprovada inclui a criminalização de condutas dos magistrados e membros do ministério público. Para o juiz Fábio Toledo, da 2ª vara cível de Campinas, proposta que fere o princípio de liberdade da decisão dos juízes.
Os magistrados também não se mostraram contrários a qualquer revisão de lei, mas sim a forma como a Emenda foi aprovada. Para o juiz Nelson Augusto Bernardes, da 3ª vara criminal de Campinas, é preciso maior estudo da proposta, caso contrário, o trabalho dos magistrados seria totalmente prejudicado
Ainda para discutir o assunto, o Conselho Nacional de Procuradores Gerais convocou três reuniões extraordinárias. Uma já aconteceu nesta quinta-feira e as outras foram confirmadas para os dias 5 e 6 e dezembro.