Os moradores do Parque Santa Bárbara, em Campinas, estão acostumados a reclamar sobre uma viela e uma obra inacabada no bairro. A situação gera revolta e indignação porque os problemas são de conhecimento dos órgãos públicos há meses, mas nada foi resolvido.
É o que diz Valdecir Pereira, vizinho do terreno que atualmente não serve de passagem para pedestres, mas que tem um barranco ameaçador. Ele conta que a terra no local já cedeu quatro vezes após chuvas fortes e que chegou a tentar evitar um novo deslizamento, mas não conseguiu.
Em desnível acentuado, a viela fica entre as ruas Nicolau Sanches Júnior e Hênio Lombelo. E para piorar, ainda é dominada pelo mato alto. Com medo de um novo desmoronamento e impedido de construir um muro na frente do terreno, que é público, Valdecir se diz revoltado.
Mas esse não é o único motivo de preocupação no bairro. Uma obra viária que nunca sai do papel também gera desconfiança entre a população. O motivo é a falta de informações e previsões sobre os prazos, já que um impasse envolvendo um lote particular surgiu durante a intervenção.
A ampliação da Rua Alcides Camargo Modesto é esperada pelo Presidente da Associação dos moradores, Francisco de Carvalho. Ele acredita que o tráfego de saída e entrada do Santa Bárbara melhoraria com a ligação. A via fica perto da Rodovia Campinas-Monte Mor:
A Prefeitura afirmou que a Administração Regional 11 deve “instalar um cano para escoar a água da chuva do barranco e retirar o entulho”. O terreno também deve ser coberto com uma lona “para evitar mais desmoronamentos”. Não houve resposta sobre a obra viária no bairro.