CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Compartilhe

Greve no transporte público afeta seis cidades da região

Cerca de 100 mil passageiros do transporte intermunicipal ficaram sem ônibus nesta terça-feira na Região Metropolitana de Campinas. A paralisação afetou os usuários de seis cidades: Sumaré, Hortolândia, Monte Mor,

Greve no transporte público afeta seis cidades da região
Motoristas entraram em greve (Foto: Leandro Las Casas)

Cerca de 100 mil passageiros do transporte intermunicipal ficaram sem ônibus nesta terça-feira na Região Metropolitana de Campinas. A paralisação afetou os usuários de seis cidades: Sumaré, Hortolândia, Monte Mor, Americana, Nova Odessa e Santa Bárbara d’Oeste. A greve foi causada pelo atraso no pagamento dos salários de motoristas e cobradores de quatro garagens e pegou muita gente de surpresa.

Silvana Granzier e Yasmine Zapata são de Sumaré e iriam ao trabalho em Campinas, mas só souberam do ato quando já estavam no ponto.  Sem opção, muitas pessoas tiveram que pedir carona. Outros saíram de carro. A situação causou lentidão em alguns trechos de rodovias.

Mas além das 87 linhas que interligam esses municípios ao restante da região metropolitana, quatro sistemas municipais foram atingidos. Os circulares não saíram dos pátios em Hortolândia, Monte Mor e Nova Odessa. E em Sumaré, somente os ônibus complementares operaram. Moradora da cidade, Stephanie Oliveira, sentiu na pele o problema pela manhã, mas lembra de quem depende dos dois tipos de transporte.

O protesto foi convocado pelo Sindicato dos Rodoviários de Americana e região, que diz que a categoria só volta ao trabalho após os pagamentos. O diretor da entidade, Carlos Pereira Gomes, explica que os depósitos dos vencimentos estão atrasados desde o dia 6, quinto dia útil do mês.

As empresas não se manifestaram até o fechamento desta reportagem, mas os valores não haviam sido repassados até o final desta manhã. Já a EMTU informou por meio de nota que vai autuar a Ouro Verde e a Boa Vista pela falta do serviço e pelo descumprimento contratual.

Compartilhe

Conteúdos