Acesso restrito perto de terminal concentra multas em Campinas

Um trajeto que parece comum pra muitos condutores na região do Terminal Central, em Campinas, tem gerado multas com frequência. O acesso pela esquerda para quem sai do Viaduto Miguel Vicente Cury é exclusivo para ônibus, mas a sinalização quase sempre é ignorada. A restrição é informada em duas placas no local. Mesmo assim, é comum ver carros, motos e caminhões trafegando entre os veículos coletivos.

O dono de uma banca próxima, que não quis se identificar, confirma a situação e diz que já presenciou a aplicação de multas diversas vezes. Para ele, o caminho que contorna o terminal é muito usado porque serve de atalho para quem vai da Avenida João Jorge até a Andrade Neves. Os pedestres também estão acostumados. Sônia Maria desce todos os dias do ônibus, atravessa a faixa e reclama que precisa ficar atenta.

O trajeto para quem sai da João Jorge, passa pelo viaduto e deseja chegar à Andrade Neves é através da faixa esquerda da Moraes Salles. Na via, o condutor deve virar a primeira à esquerda e acessar a Rua José de Alencar. Depois, fazer uma nova conversão na Ferreira Penteado. Com isso, deve passar por dois semáforos e trafegar por poucos metros pelo final da Avenida Senador Saraiva para chegar na Andrade Neves.

A Emdec foi consultada e respondeu que a implantação de faixas exclusivas, a fiscalização e a sinalização são pautadas por leis federais. Na nota, afirma que o Viaduto Miguel Vicente Cury é uma extensão do Corredor Ouro Verde e faz parte da ligação para o Corredor Central. Alega que a medida aumenta a segurança e que aplicou 3,6 mil multas entre janeiro de 2015 e junho de 2016 por descumprimento na cidade. Transitar indevidamente nessas faixas configura infração gravíssima, com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação e multa de R$ 293,47.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.