Vagas na construção civil caem pelo sétimo mês seguido em Campinas

O diretor regional do Sindicato da Construção Civil de Campinas, Márcio Benvenutti, é taxativo depois da sétima queda seguida no nível de emprego. Para ele, o setor é vítima do pessimismo relacionado à crise. O mês de novembro de 2016 fechou com redução de 1,15%, com 222 vagas a menos em relação a outubro. De 19.250 o número foi para 19.028. O problema é que a tendência é observada há pelo menos dois anos.

Os resultados na cidade entre abril e novembro do ano passado comprovam o panorama ruim no Brasil. No acumulado, a diminuição atinge a marca de 11,86%. Ou seja, exatamente 2.743 empregos a menos. Ao avaliar os dados, o diretor regional do SindusCon, Márcio Benvenutti, reconhece a relação com a crise econômica, período no qual o volume de financiamentos bancários e aplicações caiu devido ao clima pessimista.

Em meio ao cenário ruim, Benvenutti olha para 2017 com desconfiança e espera pelas próximas decisões do Governo Federal. Segundo ele, o ideal seria um pacote de incentivos. Entre eles, a redução da burocracia. Na Região Metropolitana de Campinas, proporcionalmente, o pior panorama foi registrado em Valinhos. O município teve queda de 3,20%, com 36 vagas a menos. Já Americana, a redução foi de 1,61%, 69 vagas.

Mas na lista também houve balanço positivo em duas cidades. Em Indaiatuba, seis vagas foram criadas, um aumento de 0,10%. Já em Paulínia, o número chegou a 94 contratados, um acréscimo de 8,12%. Os dados são da pesquisa do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo em parceria com a Fundação Getulio Vargas, com base em informações do Ministério do Trabalho e do Emprego.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Fios soltos, fiação caída, postes com fios soltos Campinas

Postes das ruas de Campinas estão tomados por sobras de fios de telefonia

Saúde emite alerta para possíveis casos de intoxicação por metanol em Campinas 

Temperaturas máximas sobem nos próximos dias na região; máxima pode chegar aos 35º

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.