Na última semana a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que a partir de segunda-feira todas as pessoas que buscam a vacina contra a febre amarela deverão realizar o agendamento por telefone, ligando no 160, o número do serviço chamado Disque Saúde.
Segundo a Secretaria, a medida foi tomada devido à alta procura pela vacina. Somente na primeira semana de fevereiro, 4.500 pessoas receberam a vacina contra febre amarela em Campinas. Em janeiro foram 6.000 pessoas, número igual ao total de vacinas contra a febre amarela aplicadas na cidade durante todo o ano passado.
Porém, muitas das pessoas que necessitam tomar a vacina têm encontrado dificuldades para realizar o agendamento. É o caso da aposentada Helena Ferreira, que tem uma viagem marcada para Minas Gerais no final do mês, e por isso recomenda-se que ela tome a vacina, e também do Jardineiro Derivaldo Souza. Ambos tentaram agendar a vacina ligando no 160, mas em todas tentativas a linha estava ocupada. Nós tentamos ligar para o Disque Saúde cinco vezes em um espaço de uma hora e meia, e em todas as vezes a linha estava ocupada.
Mônica Macedo Nunes, Diretora de Saúde da Secretaria, e uma das responsáveis pelo Disque Saúde, explica o motivo do problema. “Como qualquer outro callcenter, quando há um acumulo de pessoas ligando, pode demorar um pouco mais sim”.
A expectativa é que todos que irão viajar para áreas de risco sejam imunizados. Mônica pede calma à população, e ressalta que quem não irá viajar, não precisa tomar a vacina. No total, 28 atendentes trabalham no disque saúde, sendo 14 por turno. A ligação tem o custo de uma chamada local para telefone fixo.