Alckmin prevê obras de reservatórios para a RMC a partir de agosto

Em visita a Campinas nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estabeleceu para agosto o início das obras dos reservatórios de Pedreira e Amparo, vistos como solução para a região. De acordo com o tucano, o contrato de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento foi aprovado no valor de US$ 204 milhões no final de fevereiro e as licenças ambientais devem sair ainda neste mês.

A verba para os trabalhos foi aprovada em junho de 2016. Na época, o cronograma estava atrasado em um ano e a previsão de conclusão era 2019. Agora, com o processo retomado, deve passar para 2020. A previsão é que as represas de Pedreira e Amparo permitam um acréscimo de 9 metros cúbicos por segundo na vazão para os municípios da região. Atualmente, a maioria das cidades faz a captação a fio d’água.

Ainda durante a coletiva, Alckmin também fixou um prazo para o início da implantação dos 14 quilômetros de marginais na Rodovia Santos Dumont: abril. Para isso, afirma que o estado vai assumir as desapropriações. Anunciado em 2014, o projeto envolveu discussões com a Prefeitura de Campinas e também com a concessionária Colinas, que administra a via. A ampliação é apontada como desafogo para o tráfego em toda a região.

Em Campinas para a entrega da quarta faixa do sentido capital da Rodovia dos Bandeirantes, perto do trevo com a Santos Dumont, Alckmin também atualizou as previsões para a próxima etapa do Anel Viário. Neste caso, o prazo máximo para o início das obras é setembro. A intenção é que a via, que já interliga a Dom Pedro, a Anhanguera e a Bandeirantes, chegue também à Miguel Melhado e à Santos Dumont. O processo passou por audiências públicas em Campinas e na capital e depende do pedido de licença prévia feito à Cetesb e da aprovação do estudo de impacto ambiental, esperada para sair em até 90 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Pais são presos após morte de bebê de dois meses em Campinas

Operação da PM contra o tráfico apreende drogas e mais de R$ 200 mil em dinheiro vivo

Personal trainer é agredido ao defender mulheres de assédio em bar de Águas de Lindóia

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.