Ouça ao vivo

Alckmin prevê obras de reservatórios para a RMC a partir de agosto

Em visita a Campinas nesta quinta-feira, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, estabeleceu para agosto o início das obras dos reservatórios de Pedreira e Amparo, vistos como solução para a região. De acordo com o tucano, o contrato de financiamento junto à Corporação Andina de Fomento foi aprovado no valor de US$ 204 milhões no final de fevereiro e as licenças ambientais devem sair ainda neste mês.

A verba para os trabalhos foi aprovada em junho de 2016. Na época, o cronograma estava atrasado em um ano e a previsão de conclusão era 2019. Agora, com o processo retomado, deve passar para 2020. A previsão é que as represas de Pedreira e Amparo permitam um acréscimo de 9 metros cúbicos por segundo na vazão para os municípios da região. Atualmente, a maioria das cidades faz a captação a fio d’água.

Ainda durante a coletiva, Alckmin também fixou um prazo para o início da implantação dos 14 quilômetros de marginais na Rodovia Santos Dumont: abril. Para isso, afirma que o estado vai assumir as desapropriações. Anunciado em 2014, o projeto envolveu discussões com a Prefeitura de Campinas e também com a concessionária Colinas, que administra a via. A ampliação é apontada como desafogo para o tráfego em toda a região.

Em Campinas para a entrega da quarta faixa do sentido capital da Rodovia dos Bandeirantes, perto do trevo com a Santos Dumont, Alckmin também atualizou as previsões para a próxima etapa do Anel Viário. Neste caso, o prazo máximo para o início das obras é setembro. A intenção é que a via, que já interliga a Dom Pedro, a Anhanguera e a Bandeirantes, chegue também à Miguel Melhado e à Santos Dumont. O processo passou por audiências públicas em Campinas e na capital e depende do pedido de licença prévia feito à Cetesb e da aprovação do estudo de impacto ambiental, esperada para sair em até 90 dias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.