Amparo é a primeira cidade da região de Campinas a confirmar morte de macaco por febre amarela

A região de Campinas teve a primeira morte confirmada de macaco em decorrência da febre amarela silvestre. O caso ocorreu na zona rural de Amparo e foi confirmado após exames realizados pelo Instituto Adolfo Lutz.

Os corpos de outros cinco macacos encontrados sem vida no município já foram encaminhados para exames e aguardam laudos. De acordo com uma nota publicada pela prefeitura de Amparo, nesta quarta-feira, a SUCEN, órgão vinculado à Secretaria da Saúde do estado de São Paulo, já esteve em Amparo, no Bairro dos Rosas, colocando armadilhas para capturar mosquitos e dentre os capturados pesquisar a existência da espécie que transmite a febre amarela silvestre. 

Também será realizada a nebulização de ambiente (operação fumacê) em todas as casas do Bairro dos Rosas. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, na última sexta-feira os agentes ambientais de Amparo estiveram no Bairro procurando larvas do mosquito transmissor da Febre Amarela.

Nessa semana teve início a vacinação dos profissionais de Saúde para que possam trabalhar na ação de vacinação dos moradores do Bairro dos Rosas, Boa Vereda e Areia Branca, prevista para o próximo dia primeiro de abril.

O passo seguinte será a vacinação de todos os moradores de Amparo, início esse condicionado à liberação das vacinas já solicitadas ao Ministério da Saúde.

 

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Limeira é reconhecida como polo estratégico na produção de joias folheadas

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.