CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caism da Unicamp fecha vagas que chegam pela Central de Regulação depois de superlotação na unidade

Com uma capacidade para abrigar 30 bebês mas atendendo atualmente 35 recém-nascidos o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp está orientando as gestantes para que

Caism da Unicamp fecha vagas que chegam pela Central de Regulação depois de superlotação na unidade
Caism da Unicamp estará fechado para novas internações (Foto: Arquivo)

Com uma capacidade para abrigar 30 bebês mas atendendo atualmente 35 recém-nascidos o Caism (Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher) da Unicamp está orientando as gestantes para que evitem ir até a unidade de saúde e busquem outas unidades médicas.

De acordo com a assessoria do Centro, dos 35 bebês, 19 estão em UTI’s neonatais e, com isso, o maior problema está na falta de ventiladores mecânicos (respiradores) para todos os bebês. O equipamento é necessário para as crianças que nascem prematuras ou em situação de risco.

Ainda de acordo com a unidade médica, a situação pode ficar mais complicada já que 10 gestantes devem dar à luz nos próximos dias e todas são pacientes de alto risco.

No último sábado a unidade atingiu o pico de atendimento com 41 bebês. Desde então, o Caism fechou as vagas que chegam através da Central Reguladora do Estado. O problema persiste, porém, porque há uma procura espontânea por parte das mulheres à unidade e prefeituras da região de Campinas encaminham as gestantes sem fazer agendamento e o hospital não pode recusar atendimento.

Segundo as informações da assessoria, pelo menos durante essa semana, a expectativa é de que a superlotação na unidade seja mantida e, com isso, permaneça a recomendação para que as gestantes procurem outras unidades médicas.

Compartilhe

Conteúdos