Ouça ao vivo

Especialista esclarece dúvidas sobre vacinação da febre amarela, após confirmações na região

Com casos confirmados de febre amarela em macacos mortos encontrados em Campinas, Amparo e Monte Alegre do Sul, Valéria Jardini que é coordenadora do Programa de Imunização da prefeitura de Campinas tira dúvidas quanto à vacinação.

A vacina pode ser tomada a partir de seis meses de idade. Grávidas e lactantes devem tomar alguns cuidados.  Idosos podem se vacinar.

Quem tem doença no sistema imunológico deve ter recomendação médica. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão não influenciam. Alérgicos também deve tomar cuidado ao se vacinar.

A vacina da febre amarela tem duração de dez anos. Quem se vacinou há mais tempo, deve fazer nova imunização. O limite são duas doses – depois delas, o paciente fica protegido por todo vida. Nos casos de perda da carteira de vacinação ou de não lembrar se se tomou a vacina, a recomendação da enfermeira Valéria Jardini é que se imunize. Ela alerta aos efeitos colaterais.

Não se deve aplicar a vacina da febre amarela junto com a tríplice viral, no caso das crianças. Outras vacinas, como da gripe podem ser tomadas junto com a da febre amarela. Situações de resfriados, gripes brandas não impedem a vacinação. No caso de doadores de sangue, a doação deve ser feita após um mês de tomar a vacina.

O Hemocentro de Campinas já informou que aguarda receber novas diretrizes das Secretarias de Saúde sobre a vacinação da febre amarela, para assim definir uma política de atuação, repassando mais orientações e informações.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.