Especialista esclarece dúvidas sobre vacinação da febre amarela, após confirmações na região

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Com casos confirmados de febre amarela em macacos mortos encontrados em Campinas, Amparo e Monte Alegre do Sul, Valéria Jardini que é coordenadora do Programa de Imunização da prefeitura de Campinas tira dúvidas quanto à vacinação.

A vacina pode ser tomada a partir de seis meses de idade. Grávidas e lactantes devem tomar alguns cuidados.  Idosos podem se vacinar.

Quem tem doença no sistema imunológico deve ter recomendação médica. Doenças crônicas como diabetes e hipertensão não influenciam. Alérgicos também deve tomar cuidado ao se vacinar.

A vacina da febre amarela tem duração de dez anos. Quem se vacinou há mais tempo, deve fazer nova imunização. O limite são duas doses – depois delas, o paciente fica protegido por todo vida. Nos casos de perda da carteira de vacinação ou de não lembrar se se tomou a vacina, a recomendação da enfermeira Valéria Jardini é que se imunize. Ela alerta aos efeitos colaterais.

Não se deve aplicar a vacina da febre amarela junto com a tríplice viral, no caso das crianças. Outras vacinas, como da gripe podem ser tomadas junto com a da febre amarela. Situações de resfriados, gripes brandas não impedem a vacinação. No caso de doadores de sangue, a doação deve ser feita após um mês de tomar a vacina.

O Hemocentro de Campinas já informou que aguarda receber novas diretrizes das Secretarias de Saúde sobre a vacinação da febre amarela, para assim definir uma política de atuação, repassando mais orientações e informações.

Compartilhe!
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

COVID-19

Casos de coronavírus em Campinas
0
CURADOS
0
CONFIRMADOS
0
INVESTIGADOS
0
MORTES

Mais recentes

Colunas

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Siga-nos

Veja também