Ouça ao vivo

Ipem fiscaliza balanças do check-in no Aeroporto de Viracopos

Antes da aplicação das taxas por malas despachadas pelas empresas aéreas, as balanças de controle de bagagens do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, passaram por uma vistoria do Ipem nesta segunda-feira. Nenhuma irregularidade foi encontrada. Ao todo, seis fiscais fizeram a aferição de 84 equipamentos: 72 de guichês convencionais e 12 de auto-atendimento. O trabalho durou pouco mais de uma hora.

Segundo o delegado regional do Instituto de Pesos e Medidas de São Paulo, Rogério Nogueira, a ação do órgão foi planejada justamente para impedir qualquer tipo de cobrança abusiva a partir da validade da medida. Três pesos de 20 kg e um de 10 kg foram usados na operação. Além de Campinas, a fiscalização também testou os dispositivos em outros sete aeroportos do estado. Entre eles, Congonhas, Guarulhos e Ribeirão Preto.

De acordo com o delegado do Ipem, Rogério Nogueira, o número de vistorias deve aumentar com as mudanças no despacho de bagagens, já que a partir de agora as companhias poderão cobrar pelo peso levado pelo passageiro. A medida no sistema de check-in foi autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil, a Anac, é um pedido antigo das empresas e tem gerado polêmica. Várias liminares na Justiça questionam a aplicação das taxas.

Para evitar surpresas, o Ipem recomenda que o passageiro verifique se o visor do aparelho está zerado antes da pesagem da mala e se o equipamento conta com as etiquetas de 2017 ou 2018, que comprovam as vistorias.

Compartilhe!

Pesquisar

PODCASTS

Mais recentes

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.