Os eventos gastronômicos, que reúnem restaurantes dos mais variados a preços populares, se fortaleceram em Campinas e mesmo diante da crise financeira, movimenta a economia da cidade. A presença do público cresce a cada edição, os pratos oferecidos são cada vez mais vendidos e o comércio e o setor de hotelaria ganham em movimentação. Em Campinas, eventos como o Chefs na Praça, Comida di Buteco e Restaurante Week se consolidaram como parte do calendário cultural do município.
Organizado pela prefeitura, o Chefs na Praça comercializou em sua última edição mais de 30 mil pratos. De acordo com a diretora de turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, além de gerar emprego e renda para o setor, os eventos gastronômicos estão sendo associados a outros tipos de atividades, potencializando o ganho econômico de todos eles. O coordenador de marketing do Restaurant Week, Amaro Rodrigues Netto, afirmou que os estabelecimentos participantes registram uma arrecadação 35% maior nos dias em que o evento acontece.
Outro tradicional evento gastronômico, o Comida di Buteco, nasceu da ideia de dar incentivos apenas para quem trabalhava no setor de alimentação. Segundo a coordenadora regional do Comida, Mariana Silveira, a criação de uma cadeia produtiva através do evento foi uma consequência muito positiva.