CBN Campinas 99,1 FM
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Farmácias populares devem ser fechadas e dividem opiniões

O Governo Federal anunciou no início de abril que as Farmácias Populares vão fechar as portas. Ainda não há prazo definido para o encerramento das atividades. Em Campinas, dois estabelecimentos

Farmácias populares devem ser fechadas e dividem opiniões
Foto: Marco Guarizzo

O Governo Federal anunciou no início de abril que as Farmácias Populares vão fechar as portas. Ainda não há prazo definido para o encerramento das atividades. Em Campinas, dois estabelecimentos fornecem remédios gratuitos ou com até 90% de desconto. A reportagem da CBN esteve nas duas unidades, no Centro e no bairro Guanabara. Os funcionários não gravaram entrevista, alegando não serem autorizados a falar, mas disseram que ainda não foram informados.

Entre os clientes, as opiniões são divididas. Há quem não concorde com o fechamento. Por outro lado, existem pessoas que compram medicamentos em farmácias conveniadas, que são particulares e oferecem os mesmos produtos. Por isso, o fim das Farmácias Populares é indiferente.

As Farmácias Populares são financiadas pelo Poder Público. O Governo Federal fornece os medicamentos e as prefeituras são responsáveis pela contratação de funcionários e aluguel de prédios para o estabelecimento.

Uma farmácia particular que funcionava na Ceasa Campinas também encerrou as atividades. Até a Câmara de Campinas chegou a questionar o fechamento do local, por meio do vereador Rodrigo da Farmadic, do Partido Progressista. Por meio de nota, a Ceasa informou que o estabelecimento era privado e a decisão de fechar foi dos donos. Outro ponto comercial se instalou no ponto e seria necessária uma nova licitação para que haja uma farmácia novamente no local.

Sobre o fechamento em breve das Farmácias Populares, a Secretaria de Saúde de Campinas informou que não vai se manifestar.

Compartilhe

Conteúdos