Febre amarela não afeta movimento no Circuito das Águas

O temor da febre amarela não afeta o comércio e o turismo em cidades da região de Campinas. No Circuito das Águas, o movimento não caiu nos últimos meses e várias medidas foram tomadas para que continue assim. Esse é o panorama nas vizinhas Monte Alegre do Sul, Amparo e Pedreira. As duas primeiras contabilizam um caso autóctone e uma suspeita da doença em humanos, respectivamente, além de 11 exames positivos em macacos mortos.

Ainda assim, as reservas em hotéis se mantiveram na média nessa época do ano. É o que explica a proprietária de uma pousada em Monte Alegre, Eliana Marson, que apostou na comunicação para não perder hóspedes. Ao invés de evitar o assunto, ela decidiu informar sobre a situação da região e orientar as pessoas, por exemplo, sobre a vacina, o uso de repelente e a ida a locais de mata fechada, como cachoeiras e rios.

A primeira contaminação no município foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde em uma moradora de 40 anos no início de abril e é analisada com calma e paciência pelo prefeito Edson Rodrigo, do DEM. Ele também alega que o interesse pela região não caiu, afirma que a campanha de vacinação teve 90% de alcance entre a população e cita uma parceria feita com Amparo para minimizar a crise.

Outra medida é a busca pela união da região junto ao Ministério da Saúde. A ideia é pedir mais doses da vacina para evitar o agravamento da situação, já que os limites entre as cidades são cercados pela vegetação.

Em Amparo uma morte suspeita ainda é investigada e por isso o momento é de espera, enquanto o movimento principalmente aos fins de semana também se mantem. Já Pedreira não teve casos ligados à doença. A febre amarela é vista com cautela no município, que depende do volume de turistas e compradores. E por isso a dona de uma loja em uma galeria de artesanatos, Edna Martins, conta com a conscientização.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Queimadas caem quase pela metade nas rodovias da Via Colinas em 2025

Emdec registra quase 400 mil flagrantes de placas obstruídas em Campinas em 2025

Governo prorroga até dezembro campanha de vacinação contra HPV para adolescentes de 15 a 19 anos

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.