As empresas da região de Campinas projetam crescimento em 2017, como apontou uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças. Os dados indicam uma estimativa de crescimento em 87% dos 300 associados que participaram do levantamento. Além disso, 69% das empresas pretendem fazer investimentos neste ano. A perspectiva indica retomada de crescimento, depois de um período muito severo de crise econômica.
Porém, a geração de empregos deve evoluir também, mas num ritmo mais lento. Os dados da pesquisa apontam que 56% das empresas pretendem manter o número de vagas, enquanto 36% querem aumentar e 8% devem demitir funcionários. Segundo o diretor de finanças do IBEF Campinas, Gustavo Ceccato, a geração de empregos será a consequência, caso as projeções da pesquisa se confirmem ao longo de 2017.
Recém-empossado na presidência do IBEF, Marcos Ebert, acredita que a terceirização de trabalhadores de forma irrestrita poderá ampliar a oferta de vagas no mercado de trabalho. Segundo ele, neste momento de crise, as empresas precisam de incentivos para a contratação de novos funcionários. A pesquisa do IBEF Campinas envolveu os associados de toda a região metropolitana, que responderam ao questionário no período entre 28 de março e 06 de abril.