Região terá o maior crescimento populacional do Estado até 2050

A Região Administrativa de Campinas é a que apresenta maior crescimento populacional dentro do Estado de São Paulo e vai seguir assim até 2050. Segundo pesquisa da Fundação Seade, em 40 anos a densidade demográfica em Campinas e nas cidades próximas deve aumentar 23%. Com isso, a população na área deve saltar de 2,8 milhões, registrados em 2010, para quase 3,5 milhões de habitantes em 40 anos.

De acordo com o levantamento, 7,4% dos moradores do Estado devem se concentrar na Região Administrativa de Campinas. O levantamento é feito por décadas. Até 2010, a concentração populacional era de 6,8%. Apenas a Região Metropolitana de São Paulo deve ser mais populosa, abrigando quase metade dos habitantes do Estado. Mas o crescimento da população em regiões metropolitanas traz problemas para os habitantes e no funcionamento das cidades. O economista Fabrício Pessato cita o trânsito como um exemplo.

Apesar do crescimento e da concentração da população, o economista Fabrício Pessato acredita que as cidades não têm se preparado para receber mais pessoas.

A média de idade dos moradores de Campinas e cidades que compõem a Região Administrativa era de 33 anos em 2010, segundo o Seade. A Fundação estima que em 2050 essa média vá subir para 45 anos por habitante. Esse envelhecimento da população também pode ter impacto na área da saúde, segundo o economista.

Compartilhe!

Pesquisar

Mais recentes

Av. Francisco de Paula Souza será interditada para obras da Sanasa neste domingo (3)

Carro bate em ônibus ao passar sinal vermelho no Centro de Campinas

Falsos entregadores rendem família e roubam R$ 72 mil em Campinas

PODCASTS

Fale com a gente!

WhatsApp CBN

Participe enviando sua mensagem para a CBN Campinas

Veja também

Reportar um erro

Comunique à equipe do Portal da CBN Campinas, erros de informação, de português ou técnicos encontrados neste texto.